Estágio de Intercâmbio na Argentina

Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2013 participei de uma atividade de intercâmbio na Argentina, promovida pelo Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul – PASEM. O intercâmbio, denominado de pasantía, é uma missão de estudo de curto prazo realizada por profissionais envolvidos com a formação docente nos países do Mercosul. 

O convite foi feito pela CAPES em função de minha atuação como coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da FURB. A CAPES é a representante do Ministério da Educação e ponto focal do PASEM no Brasil. 

A pasantía teve por objetivo conhecer os programas e ações de formação docente na Argentina com foco na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Além de conhecer conceitualmente o projeto, participamos de diversas atividades para conhecermos sua efetividade na prática. Na oportunidade haviam quatro representantes do Brasil, dois do Uruguai, além da equipe técnica do Instituto Nacional de Formação Docente (INFD) da Argentina e do PASEM.


No link http://prezi.com/ddd3czmudiy-/pasantia-argentina-outubro-de-2013/ é possível passear conosco pelo estágio de intercâmbio e conhecer um pouco mais das atividades que fizemos. 

Comentários