Estudantes do PPGECIM utilizam tecnologias em aula com Clube de Ciências

LIFE - MESTRADO PPGECIM*

No dia 30 de setembro de 2014 as crianças do Clube de Ciência - Gavião da Inteligência, com 36 estudantes do segundo ano do ensino fundamental, de uma escola EPI - Escola de Período Integral, da rede estadual em Blumenau, participaram de atividades utilizando os recursos tecnológicos tablets, mesa interativa, quadro interativo e notebooks, disponíveis no LIFE.

A atividade contou como parte da disciplina de Fundamentos de Tecnologia Educacional, do mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM. Divididos em quatro grupos, os 15 mestrandos, sob a orientação do professor Dr. Maurício Capobianco Lopes, elaboraram um circuito de atividades sobre vulcões, que era um tema de estudo das crianças no Clube de Ciências.

A interação entre os mestrandos e participantes do Clube de Ciências, pretendeu possibilitar aos mestrandos reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos disponíveis no LIFE em um planejamento de aula e propiciar às crianças compreensões sobre o tema - vulcões, com o uso de imagens e atividades colaborativas para as crianças do Clube de Ciências - Gavião da Inteligência. Portanto, a ideia foi a de que os dois grupos aprendessem simultaneamente com o processo.

Os mestrandos precisaram planejar atividades utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no LIFE que contribuíssem com a aprendizagem sobre o tema de estudo. O circuito foi formado por quatro atividades: uma utilizou a lousa digital em conjunto com os tablets, onde os clubistas tinham que enviar uma imagem do tablet para a lousa e montar um mural com textos e a imagem sobre vulcões; na mesa interativa as crianças, de forma colaborativa, montaram um quebra cabeça com imagens das partes do vulcão; com os tablets foram feitas pesquisas e visitas virtuais a vulcões reais com o uso do software Google Earth; nos notebooks com tela sensível ao toque, as crianças coloriram a imagem de um vulcão e desenharam vulcões. No fim da atividade foram apresentados vídeos sobre vulcões para que os estudantes identificassem o que trabalharam nas atividades.

No final das atividades, os mestrandos refletiram sobre as aprendizagens tanto para a prática docente quanto nas ações dos estudantes. Trataram das dificuldades das crianças quanto à acessibilidade e motricidade necessárias para operar alguns equipamentos, sobretudo a lousa digital e mesa interativa. Também notaram a rapidez com que os estudantes se apropriaram dos comandos para operarem os tablets e os notebooks e o certo estranhamento com que utilizaram os notebooks com o dedo e sem o mouse. Finalmente, discutiram sobre as dificuldades e desafios do uso de tecnologias digitais nos espaços escolares, sobretudo se considerar a estrutura das escolas quanto a espaço, número de alunos por turma e tempo. 
Para as crianças do Clube de Ciências Gavião da Inteligência, foram significativas as aprendizagens vivenciadas nas interações com os mestrandos nas atividade, pois, além do aspecto motivacional, elas puderem ter experiências com recursos e ferramentas que não estão disponíveis no seu dia a dia na escola.




* Coautoria na produção do texto: profa. Graciele Alice Carvalho Adriano

Comentários