Produto - Formação Docente LIFE

A partir de uma Formação Docente, com as formadoras Juliana de Favere e Lindamir Junge (parceria com a Formação Continuada/FURB) as professoras Melânia, Claudia e Debora da Escola Municipal Erwin Prade de Timbó/SC se desafiaram e realizaram um trabalho com os estudantes do 7o ano.
Segue um relato das professoras sobre a atividade e link com ebook que apresenta as produções dos estudantes.


PASSANDO DE LEITORES A AUTORES

O texto, visto não como uma soma de frases, mas como uma totalidade coesa e coerente, é percebido como marca de um tempo. Esse mesmo texto ao ser observado como signo que constrói mundos ao nomeá-los e como uma unidade de sentido, que não apenas expressa, mas concretiza desejos sociais. O texto é visto como mensagem, como refúgio da linguagem, deixando registrado as pegadas humanas.
Para tanto, optou-se em trabalhar o gênero apólogo o qual possibilita a reflexão sobre a produção do texto e, consequentemente, sobre as atitudes enquanto ser humano — criatura de princípios e valores que constantemente precisa ser alimentado.
O início se deu por uma apresentação em PREZI, a qual trouxe em seu conteúdo obra e vida de Machado de Assis, definição e exemplificação do gênero, bem como semelhanças com os gêneros parábola e fábula. Após análise e interpretação os alunos em dupla ou individual criaram apólogos e as respectivas ilustrações, assim assumiram o papel de autores, que os valorizou no processo como um todo.

Ebook: http://pt.calameo.com/read/0040047438fb38c1e7750




Comentários