Atividade interdisciplinar entre Pedagogia e Computação no LIFE

Os cursos de Pedagogia e Ciência da Computação estão realizando uma atividade interdisciplinar durante o primeiro semestre de 2015 no LIFE. A proposta envolve os estudantes da disciplina de Tecnologia Educacional e Aprendizagem da 7a fase do curso de Pedagogia, ministrada pelo prof Maurício Capobianco Lopes, e os estudantes da disciplina de Sistemas Multimídia da 8a. fase do curso de Ciência da Computação, ministrada pelo prof. Dalton Solano dos Reis.

De acordo com os professores, a proposta de trabalho é a produção de objetos de aprendizagem (OAs). Os OAs a serem desenvolvidos pelos estudantes devem considerar as especificidades e necessidades dos processos educacionais e explorar as tecnologias existentes no laboratório. O projeto está organizado em quatro fases: na proposta os estudantes definem os objetivos pedagógicos e tecnológicos, bem como o público-alvo; nos estudos devem pesquisar fundamentos teóricos e trabalhos correlatos; na especificação devem apresentar os planos pedagógicos e os modelos tecnológicos de desenvolvimento do OA; na produção devem apresentar o OA construído.


Participam da atividade 35 estudantes dos dois cursos os quais estão se reunindo semanalmente às 4as feiras das 18:30hs às 20:10hs no LIFE.

São sete os trabalhos em desenvolvimento:
- ​Jogo Eletrônico para o Ensino de Línguas Estrangeiras utilizando Lousa Digital;
Força Palavra: aplicativo cooperativo para interação de crianças na fase de alfabetização utilizando Mesa Multitoque;
Sensor Quiz: um método avaliativo interdisciplinar utilizando o sensor Kinect;
- Drone’s Quest: caça ao tesouro com Drones;
- Jogo de Lógica dos Animais: estímulo a lógica e percepção espacial utilizando Realidade Aumentada;
- Quebra­ Cabeça Silábico usando Realidade Aumentada;
- Marionete Wireless: controle de uma marionete virtual com o Leap Motion.


No fim do semestre espera-se ter as produções para serem compartilhadas e publicadas em um portal que está sendo desenvolvido em conjunto com o projeto Prodocência.



Comentários