Da Cor à Forma: um aplicativo para o ensino de cores e formas geométricas

Da Cor à Forma: um aplicativo para o ensino de cores e formas geométricas   

Da Cor à Forma é um aplicativo para ajudar as crianças a conhecer, identificar e classificar sólidos geométricos e cores utilizando realidade virtual aumentada.


Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-3/DaCorAForma/



Geral
Título
Da Cor à Forma
Idioma 
Português
Descrição
Conhecer, identificar e classificar os sólidos geométricos e as cores. A criança interage com a ​mesa ​multitoque para classificar as formas geométricas e cores em áreas apresentadas na tela. A visão do jogador na mesa é de formas geométrica em 2D, como quadrados, círculos e triângulos. Com base nessas formas em 2D é possível sua visualização em formas 3D utilizando a aplicação em um ​celular​.
Palavras chave
Educação Infantil, Cores e Sólidos Geométricos.
Área do conhecimento
Educação Infantil
Matemática ­- Geometria
Artes Visuais ­- Cores

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo web e aplicativo no celular.
Localização
Requisitos
Mesa multi­toque, browser e celular.
Observações para instalação
Deve ser baixado o aplicativo da Cor à Forma da PlayStore no celular. Acesso em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Furb.DaCorAForma&hl=pt 
A aplicação web não é instalada.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo.
Competências e Objetivos de Aprendizagem
Identificar os sólidos geométricos através da seleção de conjuntos; 
Nomear e localizar as cores; 
Reconhecer as diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos; 
Ampliar o vocabulário matemático; 
Desenvolver a coordenação­ motora fina; 
Estimular a linguagem visual e espacial.
Estratégia Didática
A aplicação consiste num jogo de classificação de cores e sólidos geométricos utilizando a ​mesa ​multitoque para interação com os objetos e a Realidade Aumentada num ​celular para visualização das formas em ​3D ​.

Em cada uma das fases, o jogador tem um amontoado de formas geométricas ­com objetos ­ de cores variadas na parte inferior da mesa. Na parte superior estão as áreas de classificação dos objetos. O jogador tem que arrastar cada objeto para sua área de classificação correspondente por meio da mesa ​multitoque enquanto vê o objeto representado em 3D, com Realidade Aumentada, na tela do celular.

Como exemplo, um quadrado na mesa será representado por um cubo no celular​. Neste caso, o quadrado será o ​marcador para o cubo, de forma que sempre que o quadrado se mover, o cubo o acompanhará. Na tela do ​celular será possível visualizar todos os elementos vistos na mesa com uma câmera, exceto pelas formas ​2D ​, que serão substituídas pelas suas versões em ​3D ​.
Faixa Etária
4 a 5 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
Aproximadamente 15 minutos para cada criança.

Créditos
Acadêmicos(as):
Camila Viviani Martins (Ciência da Computação)
Júlia Cristina Pedro (Pedagogia)
Sara Amanda Ronchi (Pedagogia)
Thainara Rogério (Ciência da Computação)
Vanessa Kühl Garcia (Pedagogia)

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos Reis

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau

Comentários