Da Cor à Forma: um aplicativo para o ensino de cores e formas geométricas
Da Cor à Forma: um aplicativo para o ensino de cores e formas geométricas
Da Cor à Forma é um aplicativo para ajudar as crianças a conhecer, identificar e classificar sólidos geométricos e cores utilizando realidade virtual aumentada.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-3/DaCorAForma/
Geral
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Título
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Da Cor à Forma
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Idioma
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Português
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Descrição
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Conhecer, identificar e classificar os sólidos geométricos e as cores. A criança interage com a mesa multitoque para classificar as formas geométricas e cores em áreas apresentadas na tela. A visão do jogador na mesa é de formas geométrica em 2D, como quadrados, círculos e triângulos. Com base nessas formas em 2D é possível sua visualização em formas 3D utilizando a aplicação em um celular.
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Palavras chave
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Educação Infantil, Cores e Sólidos Geométricos.
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Área do conhecimento
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Educação Infantil
Matemática - Geometria Artes Visuais - Cores |
Dados Técnicos
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Formato
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Aplicativo web e aplicativo no celular.
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Localização
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Requisitos
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Mesa multitoque, browser e celular.
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Observações para instalação
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Deve ser baixado o aplicativo da Cor à Forma da PlayStore no celular. Acesso em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Furb.DaCorAForma&hl=pt
A aplicação web não é instalada. |
Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Competências e Objetivos de Aprendizagem
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Identificar os sólidos geométricos através da seleção de conjuntos;
Nomear e localizar as cores; Reconhecer as diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos; Ampliar o vocabulário matemático; Desenvolver a coordenação motora fina; Estimular a linguagem visual e espacial. |
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Estratégia Didática
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A aplicação consiste num jogo de classificação de cores e sólidos geométricos utilizando a mesa multitoque para interação com os objetos e a Realidade Aumentada num celular para visualização das formas em 3D .
Em cada uma das fases, o jogador tem um amontoado de formas geométricas com objetos de cores variadas na parte inferior da mesa. Na parte superior estão as áreas de classificação dos objetos. O jogador tem que arrastar cada objeto para sua área de classificação correspondente por meio da mesa multitoque enquanto vê o objeto representado em 3D, com Realidade Aumentada, na tela do celular. Como exemplo, um quadrado na mesa será representado por um cubo no celular. Neste caso, o quadrado será o marcador para o cubo, de forma que sempre que o quadrado se mover, o cubo o acompanhará. Na tela do celular será possível visualizar todos os elementos vistos na mesa com uma câmera, exceto pelas formas 2D , que serão substituídas pelas suas versões em 3D . |
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Faixa Etária
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4 a 5 anos.
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Tempo de uso para aprendizagem
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Aproximadamente 15 minutos para cada criança.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Camila Viviani Martins (Ciência da Computação) Júlia Cristina Pedro (Pedagogia) Sara Amanda Ronchi (Pedagogia) Thainara Rogério (Ciência da Computação) Vanessa Kühl Garcia (Pedagogia) Professores:
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos ReisGrupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau |
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