Geografia em 3D: conhecendo as regiões geográficas brasileiras
Geografia em 3D: conhecendo as regiões geográficas brasileiras
Geografia em 3D é um software para conhecer as regiões, estados e capitais do Brasil e suas culturas, utilizando a projeção 3D.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-5/
Geral
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Título
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Geografia em 3D
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Conhecer as regiões do Brasil, estados e capitais no mapa, usando a projeção 3D.
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Palavras chave
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Mapa; Brasil; Regiões; Estados; Culturas.
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Área do conhecimento
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Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Geografia.
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Dados Técnicos
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Formato
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Executável Windows (arquivo .exe).
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Localização
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Requisitos
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Possuir um projetor ou tela com suporte 3D, óculos ativo e computador com placa de vídeo dedicada.
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Observações para instalação
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Não há instalação, basta copiar o executável para o computador.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Vídeo em 3D.
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Competências e Objetivos de Aprendizagem
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Identificar as regiões do Brasil;
Conhecer a cultura de cada região do Brasil (comidas, artesanatos e festas populares); Desenvolver a capacidade de localização. |
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Estratégia Didática
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Os alunos devem ser divididos em duas equipes e todos utilizam o óculos 3D. Um de cada vez da equipe deve ser escolhido para responder alguma pergunta, assim todos os alunos irão responder. A cada resposta certa a região do mapa é destacada e projetada em 3D e se destaca junto dessa região a cultura dela, como comida predominante, artesanatos e festas populares. Após esse destaque, deve ser explicado sobre essa cultura.
O espaço pode ser uma sala ou auditório da escola. Porém, o aluno que possui uma TV 3D em sua casa também pode utilizar a aplicação. Apenas uma pessoa manuseia o computador por vez, pois a interação com a aplicação deve ser feita com o mouse. A quantidade de espectadores deve ser a mesma quantidade de óculos 3D disponíveis. Pode-se fazer um rodízio na sala de aula para que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o computador. Primeiramente o aluno responde um questionário, utilizando o mouse. Em seguida ele responde uma pergunta, como por exemplo: Em que região do Brasil fica Santa Catarina? Opções demarcadas no mapa: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e CentroOeste. O aluno seleciona o Sul, sendo assim, Santa Catarina se destaca. Ao destacar uma área do mapa, esta área é aproximada da câmera, proporcionando o efeito de 3D. Posteriormente o aluno responderá outra pergunta e esse procedimento é feito com as demais regiões do Brasil. |
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Faixa Etária
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Dez a Onze anos de idade.
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Tempo de uso para aprendizagem
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12 aulas de 45 minutos.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Camila Krumheu Gutz (Pedagogia) Danubia Maba (Pedagogia) Fredy Schlag (Ciência da Computação) Guilherme H. Jansen (Ciência da Computação) Jean Carlo Gaspar Filho (Ciência da Computação) Tuane Naiara Müller (Pedagogia) Professores:
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos ReisGrupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau. |
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