Geografia em 3D: conhecendo as regiões geográficas brasileiras


Geografia em 3D: conhecendo as regiões geográficas brasileiras

Geografia em 3D é um software para conhecer as regiões, estados e capitais do Brasil e suas culturas, utilizando a projeção 3D.








Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-5/



Geral
Título
Geografia em 3D
Idioma
Português.
Descrição
Conhecer as regiões do Brasil, estados e capitais no mapa, usando a projeção 3D. 
Palavras chave
Mapa; Brasil; Regiões; Estados; Culturas.
Área do conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Geografia.

Dados Técnicos
Formato
Executável Windows (arquivo .exe).
Localização
Requisitos
Possuir um projetor ou tela com suporte 3D, óculos ativo e computador com placa de vídeo dedicada.
Observações para instalação
Não há instalação, basta copiar o executável para o computador.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Vídeo em 3D.
Competências e Objetivos de Aprendizagem
Identificar as regiões do Brasil;
Conhecer a cultura de cada região do Brasil (comidas, artesanatos e festas populares);
Desenvolver a capacidade de localização.
Estratégia Didática
Os alunos devem ser divididos em duas equipes e todos utilizam o óculos 3D. Um de cada vez da equipe deve ser escolhido para responder alguma pergunta, assim todos os alunos irão responder. A cada resposta certa a região do mapa é destacada e projetada em 3D e se destaca junto dessa região a cultura dela, como comida predominante, artesanatos e festas populares. Após esse destaque, deve ser explicado sobre essa cultura.
O espaço pode ser uma sala ou auditório da escola. Porém, o aluno que possui uma TV 3D em sua casa também pode utilizar a aplicação. Apenas uma pessoa manuseia o computador por vez, pois a interação com a aplicação deve ser feita com o mouse. A quantidade de espectadores deve ser a mesma quantidade de óculos 3D disponíveis. Pode-se fazer um rodízio na sala de aula para que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o computador.
Primeiramente o aluno responde um questionário, utilizando o mouse. Em seguida ele responde uma pergunta, como por exemplo: Em que região do Brasil fica Santa Catarina? Opções demarcadas no mapa: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro­Oeste. O aluno seleciona o Sul, sendo assim, Santa Catarina se destaca. Ao destacar uma área do mapa, esta área é aproximada da câmera, proporcionando o efeito de 3D. Posteriormente o aluno responderá outra pergunta e esse procedimento é feito com as demais regiões do Brasil.
Faixa Etária
Dez a Onze anos de idade. 
Tempo de uso  para  aprendizagem
12 aulas de 45 minutos.

Créditos
Acadêmicos(as):
Camila Krumheu Gutz (Pedagogia)
Danubia Maba (Pedagogia)
Fredy Schlag (Ciência da Computação)
Guilherme H. Jansen (Ciência da Computação)
Jean Carlo Gaspar Filho (Ciência da Computação)
Tuane Naiara Müller (Pedagogia)

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos Reis

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau.

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