Mimicando:​ ​Jogo de Mímicas através do Kinect

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Mimicando:​ ​Jogo de Mímicas através do Kinect. 

Mimicando é um jogo que auxilia no processo da Educação Infantil através do desenvolvimento da linguagem corporal das crianças utilizando o Kinect para identificação dos movimentos com fantoches virtuais.

Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-1/



Geral
Título
Mimicando
Idioma
O idioma original de publicação é o Português, não apresentando suporte a outros idiomas.  
Descrição
Desenvolver, a partir do trabalho em equipe, a consciência corporal da criança, bem como sua criatividade utilizando um jogo de mímicas com o Kinect.
Palavras chave
Mímica, Animais, Linguagem Corporal.
Área do conhecimento
Educação Infantil, Linguagem Corporal.

Dados Técnicos
Formato
Executável
Localização
Requisitos
Devem estar instalados no computador o Sensor Kinect, PostGre Sql, KinectSDK­-v1.7, KinectRuntime­-v1.7.
Observações para instalação
Banco de dados PostGre Sql e o Sensor Kinect.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo em computador.
Competências e Objetivos de Aprendizagem
Aprendizagem relacionada a competência de interação e corporeidade.
Desenvolver a corporeidade ao imitar animais;
Aprimorar contração;
Reconhecer letras e palavras;

Relacionar mímica/imagem;

Realizar escrita espontânea;
Nomear animais;

Desenvolver trabalho em equipe, socialização e interação.
Estratégia Didática
O Mimicando é uma atividade presencial, para ser desenvolvida em grupo, utilizando projetor  multimídia, computador e o Kinect. O aluno será avaliado pela participação e envolvimento durante a atividade.

Após conversa sobre animais, as luzes da sala serão apagadas. No escuro, iremos ouvir vários sons de animais e as crianças deverão identificá­los. Após, iremos separar a turma em duas equipes para jogar o “Mimicando”. Com o jogo as crianças farão o movimento dos animais e conhecerão a escrita do nome desses. Para registrar esse momento, as crianças desenharão o animal preferido do jogo juntamente com a escrita espontânea do nome no Paint, socializando no multimídia.

O “Mimicando” é dividido em duas etapas. Na etapa 1 são exibidas imagens de animais para o primeiro grupo de crianças. Depois uma criança fica na frente do Kinect e imita o movimento do animal enquanto o ​ Kinect faz o registro (grava o ​log) dos movimentos e exibe na tela um personagem em forma de palito reproduzindo os movimentos da criança. Esta etapa é feita diversas vezes com diversas crianças imitando variados animais.

Na etapa 2, com o outro grupo de crianças reproduz­se o que havia sido registrado anteriormente de forma aleatória e a criança deve adivinhar qual animal o personagem de palitos representa. Para auxiliar na descoberta, será exibido quatro imagens de animais e dentre estes, a criança seleciona com um movimento das mãos, no qual será capturado pelo Kinect, qual o animal correto.
Faixa Etária
Recomendado a partir de 4 anos de idade.
Tempo de uso para aprendizagem
30 minutos para o plano de aula em questão. 

Créditos
Acadêmicos(as):
Adelina König (Pedagodia)
Guilherme Murilo da Rosa (Ciência da Computação)
Jaqueline Alves (Pedagodia)
Johnny Jarbas Hertel (Ciência da Computação)
Maria Eduarda de Oliveira Liesenberg (Pedagodia)
Mônica Raquel Volkmann (Pedagodia)

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos Reis

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Universidade Regional da Blumenau.

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