Mimicando: Jogo de Mímicas através do Kinect
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-1/
Mimicando: Jogo de Mímicas através do Kinect.
Mimicando é um jogo que auxilia no processo da Educação Infantil através do desenvolvimento da linguagem corporal das crianças utilizando o Kinect para identificação dos movimentos com fantoches virtuais.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2016-1/equipe-1/
Geral
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Título
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Mimicando
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Idioma
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O idioma original de publicação é o Português, não apresentando suporte a outros idiomas.
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Descrição
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Desenvolver, a partir do trabalho em equipe, a consciência corporal da criança, bem como sua criatividade utilizando um jogo de mímicas com o Kinect.
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Palavras chave
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Mímica, Animais, Linguagem Corporal.
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Área do conhecimento
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Educação Infantil, Linguagem Corporal.
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Dados Técnicos
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Formato
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Executável
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Localização
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Requisitos
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Devem estar instalados no computador o Sensor Kinect, PostGre Sql, KinectSDK-v1.7, KinectRuntime-v1.7.
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Observações para instalação
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Banco de dados PostGre Sql e o Sensor Kinect.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo em computador.
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Competências e Objetivos de Aprendizagem
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Aprendizagem relacionada a competência de interação e corporeidade.
Desenvolver a corporeidade ao imitar animais; Aprimorar contração; Reconhecer letras e palavras; Relacionar mímica/imagem; Realizar escrita espontânea; Nomear animais; Desenvolver trabalho em equipe, socialização e interação. |
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Estratégia Didática
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O Mimicando é uma atividade presencial, para ser desenvolvida em grupo, utilizando projetor multimídia, computador e o Kinect. O aluno será avaliado pela participação e envolvimento durante a atividade.
Após conversa sobre animais, as luzes da sala serão apagadas. No escuro, iremos ouvir vários sons de animais e as crianças deverão identificálos. Após, iremos separar a turma em duas equipes para jogar o “Mimicando”. Com o jogo as crianças farão o movimento dos animais e conhecerão a escrita do nome desses. Para registrar esse momento, as crianças desenharão o animal preferido do jogo juntamente com a escrita espontânea do nome no Paint, socializando no multimídia. O “Mimicando” é dividido em duas etapas. Na etapa 1 são exibidas imagens de animais para o primeiro grupo de crianças. Depois uma criança fica na frente do Kinect e imita o movimento do animal enquanto o Kinect faz o registro (grava o log) dos movimentos e exibe na tela um personagem em forma de palito reproduzindo os movimentos da criança. Esta etapa é feita diversas vezes com diversas crianças imitando variados animais. Na etapa 2, com o outro grupo de crianças reproduzse o que havia sido registrado anteriormente de forma aleatória e a criança deve adivinhar qual animal o personagem de palitos representa. Para auxiliar na descoberta, será exibido quatro imagens de animais e dentre estes, a criança seleciona com um movimento das mãos, no qual será capturado pelo Kinect, qual o animal correto. |
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Faixa Etária
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Recomendado a partir de 4 anos de idade.
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Tempo de uso para aprendizagem
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30 minutos para o plano de aula em questão.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Adelina König (Pedagodia) Guilherme Murilo da Rosa (Ciência da Computação) Jaqueline Alves (Pedagodia) Johnny Jarbas Hertel (Ciência da Computação) Maria Eduarda de Oliveira Liesenberg (Pedagodia) Mônica Raquel Volkmann (Pedagodia) Professores:
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos ReisGrupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores Universidade Regional da Blumenau. |
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