MathQuiz: quiz para a identificação de gráficos e funções
MathQuiz: quiz para a identificação de gráficos e funções
O quiz para a identificação de gráficos e funções tem como objetivo auxiliar no ensino de funções de primeiro e segundo grau, na identificação de seus gráficos e nos componentes da função utilizando os recursos de uma mesa multi-toque.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-2/equipe-1/
Geral
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Título
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QuizGraph: quiz para a identificação de gráficos e funções
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Auxiliar no processo de ensino aprendizagem de funções na identificação de seus gráficos e nos componentes da função (intersecção com os eixos) utilizando a mesa multitoque.
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Palavras chave
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Funções. Gráficos.
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Área do Conhecimento
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Ensino Médio. Matemática. Função de 1º e 2º grau.
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Dados Técnicos
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Formato
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Aplicativo web
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Localização
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Requisitos
| Navegador com suporte à HTML5 e javascript habilitado. | |
Observações para instalação
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Não há.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo/quiz.
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Competências e Objetivos de Aprendizagem
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Associar funções na forma analítica e gráfica no modo de um quiz;
Associar funções de primeiro e segundo grau com seus respectivos gráficos, e vice-versa de maneira dinâmica; Utilizar a mesa com foco principal no recurso multitoque; Promover a cooperação entre os estudantes durante a realização da atividade. |
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Estratégia Didática
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Os estudantes devem formar duas equipes e selecionar um membro de
cada equipe para responder a cada pergunta.
O propósito do jogo é que os estudantes associem as funções de 1º e 2º grau com seu
respectivo gráfico. Os estudantes devem, a partir da função, identificar o gráfico que a
representa e viceversa. Durante o jogo, aparece na tela um cronômetro que marca o
tempo que o estudante leva para identificar a função ao seu gráfico.
Assim que o primeiro estudante selecionar a resposta correta, passa para a próxima
questão, e no final, os pontos de quem acertou e de quem acabou primeiro são
contabilizados, para chegar em uma equipe vencedora.
Durante a realização do jogo, as perguntas são as mesmas para as duas equipes, o
que muda é a ordem das respostas, para que nenhuma equipe copie a resposta dos colegas
que já responderam aquela questão.
A aplicação é desenvolvida utilizando como base o hardware da mesa multitoque, possibilitando a criação de um quiz para até 2 jogadores, sendo este dividido em duas partes: a primeira trata de um ambiente onde o professor faz o cadastro das funções e o sistema gera o gráfico desta função; a segunda trata do desenvolvimento do quiz, conforme já relatado. |
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Faixa etária
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Alunos do Ensino Médio; 1º ano EM; entre 14 e 16 anos.
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Tempo de uso para aprendizagem
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Sugerido de 45 a 60 minutos.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Andre Gielow (Ciência da Computação) Arthur Eggert (Ciência da Computação) Joelvis Roman (Ciência da Computação) Juliana Meneghelli (Matemática) Kateline Cristina Tribess (Matemática) Kevin Nascimento (Ciência da Computação) Samara Reinert (Matemática) Professores:
Dalton Solano dos Reis
Janaina Poffo PossamaiMauricio Capobianco Lopes Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores Universidade Regional da Blumenau |
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