MathQuiz: quiz para a identificação de gráficos e funções

MathQuiz: quiz para a identificação de gráficos e funções

O quiz para a identificação de gráficos e funções tem como objetivo auxiliar no ensino de funções de primeiro e segundo grau, na identificação de seus gráficos e nos componentes da função utilizando os recursos de uma mesa multi-toque.




Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-2/equipe-1/



Geral
Título
QuizGraph: quiz para a identificação de gráficos e funções
Idioma 
Português.
Descrição
Auxiliar no processo de ensino aprendizagem de funções na identificação de seus gráficos e nos componentes da função (intersecção com os eixos) utilizando a mesa multitoque.
Palavras chave
Funções. Gráficos.
Área do Conhecimento
Ensino Médio. Matemática. Função de 1º e 2º grau.

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo web
Localização
Requisitos
Navegador com suporte à HTML5 e javascript habilitado. 
Observações para instalação
Não há.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo/quiz.
Competências e Objetivos de Aprendizagem
Associar funções na forma analítica e gráfica no modo de um quiz; ­

Associar funções de primeiro e segundo grau com seus respectivos gráficos, e vice­-versa de maneira dinâmica; ­

Utilizar a mesa com foco principal no recurso multitoque;

Promover a cooperação entre os estudantes durante a realização da atividade.
Estratégia Didática
Os estudantes devem formar duas equipes e selecionar um membro de cada equipe para responder a cada pergunta. O propósito do jogo é que os estudantes associem as funções de 1º e 2º grau com seu respectivo gráfico. Os estudantes devem, a partir da função, identificar o gráfico que a representa e vice­versa. Durante o jogo, aparece na tela um cronômetro que marca o tempo que o estudante leva para identificar a função ao seu gráfico. Assim que o primeiro estudante selecionar a resposta correta, passa para a próxima questão, e no final, os pontos de quem acertou e de quem acabou primeiro são contabilizados, para chegar em uma equipe vencedora. Durante a realização do jogo, as perguntas são as mesmas para as duas equipes, o que muda é a ordem das respostas, para que nenhuma equipe copie a resposta dos colegas que já responderam aquela questão. 
A aplicação é desenvolvida utilizando como base o hardware da mesa multi­toque, possibilitando a criação de um quiz para até 2 jogadores, sendo este dividido em duas partes: a primeira trata de um ambiente onde o professor faz o cadastro das funções e o sistema gera o gráfico desta função; a segunda trata do desenvolvimento do quiz, conforme já relatado.
Faixa etária
Alunos do Ensino Médio; 1º ano EM; entre 14 e 16 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
Sugerido de 45 a 60 minutos.



Créditos
Acadêmicos(as):
Andre Gielow (Ciência da Computação)
Arthur Eggert (Ciência da Computação)
Joelvis Roman (Ciência da Computação)
Juliana Meneghelli (Matemática)
Kateline Cristina Tribess (Matemática)
Kevin Nascimento (Ciência da Computação)
Samara Reinert (Matemática)

Professores: 

Dalton Solano dos Reis
Janaina Poffo Possamai
Mauricio Capobianco Lopes

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Universidade Regional da Blumenau

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