Força Palavra: aplicativo cooperativo para interação de crianças na fase de alfabetização


Força Palavra é um aplicativo cooperativo e competitivo para interação de crianças na fase de alfabetização onde as crianças precisam descobrir qual é a imagem escondida para então escrevê­-la corretamente.







Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-1/equipe-3/



Geral
Título
Força Palavra

Idioma 
Português.
Descrição
Aplicativo cooperativo e competitivo  para interação de crianças na fase de alfabetização. Jogo envolvente onde  crianças precisam descobrir qual a imagem escondida para então escrevê­-la corretamente. 
Palavras chave
Força palavra. Alfabetização.  Letramento.
Área do Conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Português.

Dados Técnicos
Formato
HTML
Localização

Requisitos
O aplicativo apenas é compatível com  telas que suportam o recurso "touch",  não sendo possível jogar utilizando o  mouse.
Observações para instalação
Não há.
Outros requisitos
para execução 
O aplicativo deve ser jogado no  navegador de internet "Google Chrome"  com o modo "Tela Cheia" ativado. Sendo  assim, ao abrir o aplicativo, deve­-se  teclar a tecla "F11". 


Aspectos Educacionais

Tipo de Recurso de Aprendizagem 
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
auxiliar na aquisição da leitura e escrita,  no processo de alfabetização e  letramento;
reconhecer as letras; 
formular palavras; 
desenvolver a coordenação motora fina através dos toques na tela; 
relacionar e associar as imagens com o som e as palavras; 
manipular interface de múltiplos toques simultâneos.
Estratégia Didática
Este jogo tem uma imagem central, a qual as crianças devem descobrir qual é, pois ela vai aparecendo gradativamente em cinco tentativas. Nas laterias da imagem estão os blocos com as letras, todas embaralhadas. Logo abaixo da imagem existem espaços correspondentes às letras da palavra correta. 
As crianças arrastam cada bloco até o espaço onde a letra se encaixa na palavra que corresponde a imagem. Caso a letra não esteja no local correto, ela retorna automaticamente para seu local inicial. Existe também a opção “ajuda” que reproduz sons referentes a imagem. A cada ajuda as crianças perdem 20 pontos, sendo assim quanto menos ajudas a criança solicitar maior será a sua pontuação. No final de todas as rodadas (imagens) o grupo com a maior pontuação ganha o jogo. As imagens e sons utilizados neste jogo, são imagens reais, e sons reais, todos adequados a idade das crianças de segundo ano (7 A 8 anos) e dentro da realidade familiar e escolar dos estudantes.
Idade Recomendada
Ensino Fundamental -­ 2º ano, 7 a 8 anos.

Tempo aproximado de uso para aprendizagem
Não há um tempo estipulado, dependerá  do grupo de crianças.

Créditos
Acadêmicos(as):
Keity Soehn (Pedagogia)
Luiz Henrique Bernardes  (Ciência da Computação)
Nicole Samanta dos Santos de Roma (Pedagogia)
Rafael Adão (Ciência da Computação)
Sheyla Roveda Andersen (Pedagogia)

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos Reis

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau

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