Força Palavra: aplicativo cooperativo para interação de crianças na fase de alfabetização
Força Palavra é um aplicativo cooperativo e competitivo para interação de crianças na fase de alfabetização onde as crianças precisam descobrir qual é a imagem escondida para então escrevê-la corretamente.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-1/equipe-3/
Geral
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Título
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Força Palavra
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Aplicativo cooperativo e competitivo para interação de crianças na fase de alfabetização. Jogo envolvente onde crianças precisam descobrir qual a imagem escondida para então escrevê-la corretamente.
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Palavras chave
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Força palavra. Alfabetização. Letramento.
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Área do Conhecimento
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Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Português.
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Dados Técnicos
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Formato
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HTML
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Localização
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Requisitos
| O aplicativo apenas é compatível com telas que suportam o recurso "touch", não sendo possível jogar utilizando o mouse. | |
Observações para instalação
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Não há.
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Outros requisitos
para execução |
O aplicativo deve ser jogado no navegador de internet "Google Chrome" com o modo "Tela Cheia" ativado. Sendo assim, ao abrir o aplicativo, deve-se teclar a tecla "F11".
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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auxiliar na aquisição da leitura e escrita, no processo de alfabetização e letramento;
reconhecer as letras; formular palavras; desenvolver a coordenação motora fina através dos toques na tela; relacionar e associar as imagens com o som e as palavras; manipular interface de múltiplos toques simultâneos. |
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Estratégia Didática
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Este jogo tem uma imagem central, a qual as crianças devem descobrir qual é, pois
ela vai aparecendo gradativamente em cinco tentativas. Nas laterias da imagem estão os
blocos com as letras, todas embaralhadas. Logo abaixo da imagem existem espaços
correspondentes às letras da palavra correta.
As crianças arrastam cada bloco até o espaço onde a letra se encaixa na palavra que corresponde a imagem. Caso a letra não esteja no local correto, ela retorna automaticamente para seu local inicial. Existe também a opção “ajuda” que reproduz sons referentes a imagem. A cada ajuda as crianças perdem 20 pontos, sendo assim quanto menos ajudas a criança solicitar maior será a sua pontuação. No final de todas as rodadas (imagens) o grupo com a maior pontuação ganha o jogo. As imagens e sons utilizados neste jogo, são imagens reais, e sons reais, todos adequados a idade das crianças de segundo ano (7 A 8 anos) e dentro da realidade familiar e escolar dos estudantes. |
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Idade Recomendada
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Ensino Fundamental - 2º ano, 7 a 8 anos.
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Tempo aproximado de uso para aprendizagem
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Não há um tempo estipulado, dependerá do grupo de crianças.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Keity Soehn (Pedagogia) Luiz Henrique Bernardes (Ciência da Computação) Nicole Samanta dos Santos de Roma (Pedagogia) Rafael Adão (Ciência da Computação) Sheyla Roveda Andersen (Pedagogia) Professores:
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos ReisGrupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau |
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