Lógica dos Animais : jogo para estimular a lógica e percepção espacial utilizando realidade aumentada


Jogo com o objetivo de estimular a contagem oral, reconhecimento de números e a percepção espacial de crianças com idades entre 7 a 11 utilizando realidade aumentada.







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Geral
Título
Lógica dos Animais : jogo para estimular a lógica e percepção espacial utilizando realidade aumentada. 
Idioma 
Português.
Descrição
Jogo com o objetivo de estimular a contagem oral, reconhecimento de números e a percepção espacial de crianças com idades entre 7 a 11 utilizando realidade aumentada..
Palavras chave
Realidade Aumentada, Representação Numérica.
Área de Conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Matemática

Dados Técnicos
Formato
Executável Windows.
Localização


Requisitos
Notebook, webcam, tablet.
Observações para instalação
Não há


Aspectos Educacionais
Idade recomendada
7 a 11 anos
Tipo de Recurso de Aprendizagem 
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Estimular a contagem oral e reconhecimento de número;.
Desenvolver raciocínio lógico e percepção espacial. 
Agregar materiais que estimulem a curiosidade e a observação.
Estratégia Didática
O jogo consiste de um tabuleiro e formas com cores contrastantes que servem para interagir com o tabuleiro. A câmera captura o tabuleiro e projeta na tela conjuntos de objetos e animais . 
O jogo apresenta desafios, como, por exemplo, deixar visíveis somente 5 cachorros. O objetivo do jogo é utilizar as formas sobre o tabuleiro cobrindo os objetos que não devem ser exibidos. Através da câmera são identificados os objetos cobertos e eles deixam de ser projetados na tela. O desafio é concluído quando estiverem projetados apenas os objetos solicitados . A dificuldade dos desafios aumenta progressivamente, com comandos mais complexos e maior quantidade de objetos distintos na tela.
Tempo aproximado de uso para aprendizagem
De acordo com a dinâmica do professor.

Créditos
Acadêmicos(as):
Rafael Weimr Baade (Ciência da Computação)
Sandro Luiz Viana Junior (Ciência da Computação)
Janaina Nunes (Pedagogia)
Gisele Zeferino (Pedagogia)
Simone Inácio (Pedagogia)

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos Reis

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Universidade Regional da Blumenau

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