Lógica dos Animais : jogo para estimular a lógica e percepção espacial utilizando realidade aumentada
Jogo com o objetivo de estimular a contagem oral, reconhecimento de números e a percepção espacial de crianças com idades entre 7 a 11 utilizando realidade aumentada.
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Geral
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Título
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Lógica dos Animais : jogo para estimular a lógica e percepção espacial utilizando realidade aumentada.
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Jogo com o objetivo de estimular a contagem oral, reconhecimento de números e a percepção espacial de crianças com idades entre 7 a 11 utilizando realidade aumentada..
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Palavras chave
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Realidade Aumentada, Representação Numérica.
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Área de Conhecimento
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Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Matemática
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Dados Técnicos
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Formato
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Executável Windows.
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Localização
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Requisitos
| Notebook, webcam, tablet. | |
Observações para instalação
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Não há
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Aspectos Educacionais
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Idade recomendada
| 7 a 11 anos |
Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Estimular a contagem oral e reconhecimento de número;.
Desenvolver raciocínio lógico e percepção espacial.
Agregar materiais que estimulem a curiosidade e a observação.
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Estratégia Didática
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O jogo consiste de um tabuleiro e formas com cores contrastantes que servem para
interagir com o tabuleiro. A câmera captura o tabuleiro e projeta na tela conjuntos de
objetos e animais .
O jogo apresenta desafios, como, por exemplo, deixar
visíveis somente 5 cachorros.
O objetivo do jogo é utilizar as formas sobre o tabuleiro cobrindo os objetos que não devem ser exibidos. Através da câmera são identificados os objetos cobertos e eles
deixam de ser projetados na tela. O desafio é concluído quando
estiverem projetados apenas os objetos solicitados .
A dificuldade dos desafios aumenta progressivamente, com comandos mais
complexos e maior quantidade de objetos distintos na tela.
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Tempo aproximado de uso para aprendizagem
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De acordo com a dinâmica do professor.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Rafael Weimr Baade (Ciência da Computação) Sandro Luiz Viana Junior (Ciência da Computação) Janaina Nunes (Pedagogia) Gisele Zeferino (Pedagogia) Simone Inácio (Pedagogia) Professores:
Mauricio Capobianco Lopes
Dalton Solano dos ReisGrupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores Universidade Regional da Blumenau |
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