NXT Quiz: Ensino de Geometria
NXTQuiz é um jogo de perguntas relacionadas com conceitos básicos de geometria plana em ambiente Web com um robô executando os comandos em Ambiente Real sobre um mapa. A cada acerto de questão o robô executa o comando no ambiente real sobre o mapa
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-2/equipe-5/
Geral
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Título
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NXT Quiz
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Aplicação Web contendo um quiz de questões relacionadas com conceitos básicos de geometria plana que faz com que um robô navegue sobre um mapa.
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Palavras chave
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Lego NXT. Geometria Plana. Robótica Educacional.
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Área de Conhecimento
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Ensino Fundamental - Anos Finais. Matemática. Geometria.
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Dados
Técnicos |
Formato
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Aplicativo do Windows.
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Localização
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Observações para instalação
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Instalar os drivers do Lego NXT . Ter o MySQL instalado. No MySQL WorkBench, criar um schema no banco de dados MySQL chamado “NXTQuiz” e após isso realizar o dump do banco de dados com o arquivo que está no diretório do projeto. Depois instalar o Tomcat e iniciar o servidor com a aplicação. O bluetooth deve estar ativado no servidor onde a aplicação é executada.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo em ambiente Web com um robô executando os comandos em Ambiente Real sobre um mapa.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Compreender os conceitos básicos de geometria plana.
Dinamizar e enriquecer as atividades de ensino e aprendizagem por meio do uso da tecnologia Estimular a percepção espacial e o pensamento espacial. Montar um robô para se deslocar num plano cartesiano. Criar um aplicativo web com perguntas relacionadas ao conteúdo geométrico. |
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Estratégia Didática
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A atividade é realizada com um robô Lejos NXT, o qual é constituído por um kit de montagem semelhante a de um lego, contendo também motores, sensores (distância, cor, luminosidade, toque, etc) e rodas, que se desloca sobre um mapa desenhado sobre uma cartolina com medidas 2x2metros.
O aluno deve fazer um cadastro no site no qual informa seu nome, idade, usuário e senha para acesso. Com o aluno logado ao site, ele deve responder às questões apresentadas na sua tela, para que o robô Lego NXT chegue ao destino pretendido. Cada pergunta é constituída de três opções de respostas, sendo apenas uma correta. O jogo possui três níveis de dificuldades. No primeiro nível cada pergunta corresponde a um passo do robô. No segundo nível, cada pergunta corresponde a dois ou três passos. No terceiro nível, existe apenas uma pergunta para que o robô chegue ao seu destino O sistema de pontuação é registrado da seguinte forma: no primeiro e no segundo nível, como cada passo corresponde a um sistema de perguntas e a quantidade de passos não é igual em todos os desafios, cada pergunta terá uma pontuação proporcional a quantidade de passos do desafio proposto. Por exemplo, o primeiro nível do caminho da casa até a escola terá cinco passos, e o caminho da casa até a biblioteca terá sete passos. Desta forma, a pontuação da casa até a escola tem um valor mais alto com relação a pontuação da casa até a biblioteca, mas no final dos dois objetivos, o valor da pontuação será o mesmo. Se o aluno acerta a questão de imediato, ele tem aproveitamento de cem por cento da pontuação. Acertando a questão na segunda tentativa, ele recebe cinquenta por cento do total da pontuação. Caso não consiga nas duas primeiras tentativas ele não recebe pontos e segue para a próxima pergunta. Após o término de cada nível, o robô sinaliza que o desafio foi concluído com sucesso e desloca-se para o próximo ponto coordenado no qual se inicia o próximo desafio. |
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Idade recomendada
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Sexto ou sétimos anos do Ensino Fundamental (idade entre 10 e 12 anos).
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Tempo de uso para aprendizagem
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Sugere-se de 45 a 60 minutos.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Alex August Schlote (Ciência da Computação) Flávio Rodrigues (Matemática) Jano Gilson Torres (Ciência da Computação) Jonathan William Hames (Ciência da Computação) Ronaldo Euchério da Silva (Matemática) Professores:
Dalton Solano dos Reis
Janaina Poffo PossamaiMauricio Capobianco Lopes Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Laboratório Interdisciplinar de Formação de EducadoresUniversidade Regional da Blumenau |
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