Polimetry: aprendendo poliedros


Polimetry: aprendendo poliedros


Plometry é um Objeto de Aprendizagem desenvolvido para possibilitar a visualização de figuras espaciais em 3D, no qual o aluno interage construindo a figura espacial.






Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-2/equipe-8/



Geral
Título
Polimetry
Idioma 
Português ­ BR.
Descrição
Objeto de Aprendizagem (OA) desenvolvido para possibilitar a visualização de figuras espaciais e suas respectivas planificações, propriedades e cálculos de área e volume, em que o aluno interage construindo a figura espacial.
Palavras chave
Planificação. Visualização. Área. Volume.
Área do Conhecimento
Ensino Médio. Matemática.

Dados Técnicos
Formato
Arquivo executável (exe).
Localização
Requisitos
Sistema operacional Windows.
Observações para instalação
Não há.

Aspectos Educacionais
Tipo de Aprendizagem
Software, óculos e projetor 3D.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Facilitar a visualização dos poliedros;
estudar os poliedros e suas propriedades;
possibilitar a construção de alguns poliedros;
aplicar as fórmulas de volume e área de superfície de poliedros mais estudados;
Proporcionar a interação entre o aluno e o tema estudado.
Estratégia Didática
Este software está voltado à visualização e manipulação de figuras geométricas tridimensionais para o estudo de suas propriedades e características do ponto de vista analítico, e não apenas geométrico.
O software mostra como são construídos os poliedros para que os estudantes compreendam de onde surgem essas figuras.
Para que aconteça a efetiva compreensão do aluno sobre as figuras espaciais e como são representadas, surge a possibilidade de trabalhar no desenvolvimento de uma aplicação que possibilite a visualização e o estudo das propriedades da geometria espacial. O aluno ou professor poderá escolher o poliedro a ser manipulado em um menu apresentado na parte inferior da tela. A planificação desse poderá ser visualizada. No canto direito superior da janela de visualização, poderão ser alteradas as medidas do poliedro. Já no canto esquerdo superior será possível visualizar qual sua área volume. Terá como alterar as medidas dos lados e observar essa alteração acontecendo.
Atividade Presencial individual com uso do  computador (da escola ou de casa).
Idade recomendada
3º ano do Ensino Médio, com idade de 16 a 18  anos.
Tempo de uso para aprendizagem 
10 a 20 minutos de utilização.

Créditos
Acadêmicos(as):
Antônio Marco da Silva (Ciência da Computação)
Arivonil Simões (Matemática)
Diogo da Silva (Ciência da Computação)
Felipe Loose Corso (Ciência da Computação)
Filipe Franz Barreto (Ciência da Computação)
Luciana Boettcher de Oliveira (Matemática)
Rafael Schubert Campos (Ciência da Computação)

Professores: 
Janaina Poffo Possamai
Dalton Solano dos Reis
Mauricio Capobianco Lopes

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. 
Universidade Regional da Blumenau

Comentários