Quebra Cabeça Alfabético: material educacional baseado em Realidade Aumentada
Quebra cabeça alfabético é um jogo de Realidade Aumentada para dispositivos móveis que desperte o
interesse e a atenção das crianças no processo de alfabetização. Através desta ferramenta a proposta é possibilitar que as crianças conheçam e tenham contato direto com novas tecnologias.
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-1/equipe-7/
Geral
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Título
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Quebra Cabeça Alfabético: material educacional baseado em Realidade Aumentada
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Quebra cabeça alfabético é um jogo de Realidade Aumentada para dispositivos móveis que desperte o interesse e a atenção das crianças no processo de alfabetização. Através desta ferramenta a proposta é possibilitar que as crianças conheçam e tenham contato direto com novas tecnologias.
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Palavras chave
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Alfabetização. Realidade Aumentada
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Área do Conhecimento
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Ensino Fundamental - anos iniciais. Português
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Dados Técnicos
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Formato
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Aplicativo para dispositivo móvel.
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Localização
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Requisitos
| Aplicativo instalado no dispositivo móvel. | |
Observações para instalação
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Não há
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Aspectos Educacionais
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Idade Recomendada
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5 a 8 anos.
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Perceber que as palavras são formadas por emissões sonoras (sílabas) e que estas são
formadas (geralmente) por mais de uma letra.
Possibilitar que a criança associe a palavra formada de diferentes formas, através
imagem, escrita e som.
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Estratégia Didática
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O Quebra Cabeça Alfabético é um jogo onde a criança forma palavras através das letras. O uso da
tecnologia de Realidade Aumentada possibilita à criança uma participação ativa e concreta,
permitindo que ela seja coautora de suas próprias aprendizagens e descobertas.
As letras estão impressas em cartões e a criança deve posicionar a câmera do tablet em frente aos cartões e tentar formar novas palavras. Estes cartões são utilizados
como marcadores e a aplicação faz o reconhecimento da palavra apontando se ela está correta.
Caso a palavra esteja correta é gerada uma animação correspondente a palavra através de
Realidade Aumentada.
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Tempo aproximado de uso para aprendizagem
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15 min.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Fabiana Graciela da Silva (Pedagogia), Gabriel Felipe Borges de Campos (Ciência da Computação), Juliana Carolina Batista (Ciência da Computação), Maria Fernanda Lobe (Pedagogia), Verônica Moser Krause. (Pedagogia) - Professores:
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. Universidade Regional da Blumenau. |
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