Quebra ​­Cabeça Alfabético: material educacional baseado em Realidade Aumentada

Quebra cabeça alfabético é um jogo de Realidade Aumentada para dispositivos móveis que desperte o interesse e a atenção das crianças no processo de alfabetização. Através desta ferramenta a proposta é possibilitar que as crianças conheçam e tenham contato direto com novas tecnologias.


 
Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-1/equipe-7/



Geral
Título
Quebra ​­Cabeça Alfabético: material educacional baseado em Realidade Aumentada
Idioma 
Português.
Descrição
Quebra cabeça alfabético é um jogo de Realidade Aumentada para dispositivos móveis que desperte o interesse e a atenção das crianças no processo de alfabetização. Através desta ferramenta a proposta é possibilitar que as crianças conheçam e tenham contato direto com novas tecnologias.
Palavras chave
Alfabetização. Realidade Aumentada
Área do Conhecimento
Ensino Fundamental - anos iniciais. Português

Dados Técnicos
Formato
Aplicativo para dispositivo móvel.
Localização


Requisitos
Aplicativo instalado no dispositivo móvel.
Observações para instalação
Não há

Aspectos Educacionais
Idade Recomendada
5 a 8 anos.
Tipo de Recurso de Aprendizagem 
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Perceber que as palavras são formadas por emissões sonoras (sílabas) e que estas são formadas (geralmente) por mais de uma letra. 
Possibilitar que a criança associe a palavra formada de diferentes formas, através imagem, escrita e som.
Estratégia Didática
O Quebra Cabeça Alfabético é um jogo onde a criança forma palavras através das letras. O uso da tecnologia de Realidade Aumentada possibilita à criança uma participação ativa e concreta, permitindo que ela seja coautora de suas próprias aprendizagens e descobertas. As letras estão impressas em cartões e a criança deve posicionar a câmera do tablet em frente aos cartões e tentar formar novas palavras. Estes cartões são utilizados como marcadores e a aplicação faz o reconhecimento da palavra apontando se ela está correta. Caso a palavra esteja correta é gerada uma animação correspondente a palavra através de Realidade Aumentada.
Tempo aproximado de uso para aprendizagem
15 min.

Créditos
Acadêmicos(as):
Fabiana Graciela da Silva (Pedagogia), 
Gabriel Felipe Borges de Campos (Ciência da Computação),
Juliana Carolina Batista (Ciência da Computação),
Maria Fernanda Lobe (Pedagogia),
Verônica Moser Krause. (Pedagogia) - 

Professores: 
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau.

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