Trilha das Frações: aprendendo frações com Drone

Trilha das Frações: aprendendo frações com Drone 

Trilha das Frações é um jogo onde são apresentadas perguntas envolvendo operações com frações. Para responder a essas questões, os estudantes precisam pousar o drone em um local específico que corresponde ao resultado da questão apresentada.


Acesse em: http://tecedu.inf.furb.br/interdisciplinar/2015-2/equipe-3/

Geral
Título
Trilha das Frações: aprendendo frações com Drone
Idioma 
Português.
Descrição
Trata-se de um quiz de frações usando Drone. Há um caminho com pontos de referência e são apresentadas perguntas envolvendo operações com frações. Para responder a essas questões, os estudantes precisam pousar o drone em um local específico que corresponde ao resultado da questão apresentada.
Palavras chave
Ar­Drone. Frações. Operações. Coordenação Motora
Área de Conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Finais. Matemática. 

Dados Técnicos
Formato
HTML
Localização
Requisitos
Possuir algum navegador de internet (IE, Firefox, Chrome...).
Observações para instalação
Não é necessária a instalação do OA .

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Computador, drone, suporte e papéis com códigos impressos para montagem do caminho e umcadernopara serem feitos os cálculos.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Realizar operações com frações;
Reconhecer a fração de um número inteiro;
Estimular concentração e atenção;
Estimular o desenvolvimento do cálculo mental;
Promover habilidades de coordenação motora a partir da utilização do Drone;
Reconhecer as imagens da trilha do jogo proposto com o Drone;
Realizar questionamentos referentes a frações e determinar se as respostas
Apresentadas estão corretas, através da movimentação do Drone.
Estratégia Didática
A atividade deve ser realizada presencialmente. Por questões de segurança sugere­-se que seja realizada no ginásio de esportes da escola ou pátio, por serem ambientes amplos facilitando o controle do drone e diminuindo o risco de acidentes. Também pode ser em sala de aula (com algumas adaptações na organização da sala).
Devem-se ser utilizados o drone e um computador. Os alunos devem ser divididos em duas equipes.
A atividade proposta consiste em fazer os estudantes se deslocarem por uma trilha através da resolução de questões que envolvam as operações com frações (soma, subtração,
multiplicação e divisão). Nela há pontos de localização como por exemplo: casas, escolas, hospitais, shopping, posto de gasolina, que serev, como pontos de referência para os estudantes responderem as questões.
Os estudantes são posicionados em frente a trilha, que é feita no chão com cartolina ou demarcadas com giz no piso. Cada um dos integrantes da equipe é o “piloto” que movimenta o Drone através da trilha. Para sair da linha de partida os “pilotos” devem resolver uma questão sorteada pelo computador. A equipe pode auxiliar no cálculo da questão e o piloto então, movimenta o Drone até o local da trilha que condiz com a resposta da questão. O computador mostra na tela se a resposta dada pela equipe está correta ou não. A movimentação do Drone poderá ser realizada por um estudante diferente a cada nova rodada de perguntas.
O nível de dificuldade das questões aumenta de acordo com as novas rodadas de perguntas. Uma equipe deve passar a vez para a próxima quando errar uma questão.
Vence a equipe que obtiver a maior pontuação. Através dessa atividade os estudantes desenvolvem o raciocínio lógico, a concentração e habilidades de coordenação motora.
Idade recomendada
Faixa etária entre 10 e 11 anos de idade.
Tempo de uso para aprendizagem
Sugere-­se de 45 a 60 minutos para uso do OA.

Créditos
Acadêmicos(as):
Ana Lucia Grott (Matemática Instrumental I)
André Felipe Ferreira (Ciência da Computação)
André Vinícius Bampi (Ciência da Computação)
Eli Tonny de Souza (Ciência da Computação)
Janiele Cristofoletti (Matemática Instrumental I)
Kleyton Eduardo Arcandes (Matemática Instrumental I)
Reinoldo Krause Jr. (Ciência da Computação)

Professores: 
Dalton Solano dos Reis
Janaina Poffo Possamai
Mauricio Capobianco Lopes

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Universidade Regional da Blumenau

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