Anatomic Party: jogo de tabuleiro voltado ao ensino do corpo humano utilizando realidade aumentada na mesa multi-touch e notebook
Anatomic Party é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo aprofundar o ensino da anatomia humana enfatizando o sistema digestório e o sistema respiratório.
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Geral
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Título
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Anatomic Party: jogo de tabuleiro voltado ao ensino do corpo humano utilizando realidade aumentada na mesa multi-touch e notebook.
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Idioma
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Português (BR)
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Descrição
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Anatomic Party é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo aprofundar o ensino da anatomia humana enfatizando o sistema digestório e o sistema respiratório.
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Palavras chave
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Jogo de tabuleiro. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Mesa multi-touch. Realidade aumentada.
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Área de conhecimento
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Ensino Fundamental - anos iniciais. Ciências.
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Dados Técnicos
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Formato
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HTML e arquivo executável
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Localização
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Requisitos
| Computador. Câmera. Dispositivo Multi-touch. | |
Observações para instalação
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A aplicação web não precisa ser instalada. A aplicação desktop tem um executável que cuida de toda a instalação.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo com realidade aumentada em mesa multitoque.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Aprofundar conhecimentos sobre o corpo humano.
Desenvolver o raciocínio lógico. Aperfeiçoar a motricidade fina. Proporcionar a interação. |
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Estratégia Didática
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A organização do trabalho pedagógico ocorre no primeiro momento pela apresentação do conteúdo por meio de aulas expositivas dialogadas, nas quais devem ser discutidas e analisadas as funções, os cuidados e como se constituem dois sistemas do corpo humano: o digestório e o respiratório. Em um segundo momento, a turma deve ser dividida em grupos, sendo 4 alunos por grupo. Depois da divisão dos grupos, apresentam-se o jogo, suas regras e funcionamento. Existem dois componentes: a mesa multi-touch e a aplicação da Realidade Aumentada, a serem aplicados em uma situação lúdica em sala de aula. O uso da mesa em si pode despertar o interesse da turma, pelo apelo tecnológico. No entanto, a mesa não consegue suportar uma turma do ensino fundamental (20-40) de forma confortável, deixando muitos alunos ociosos. Com a inclusão da Realidade Aumentada em uma segunda tela, o resto da turma pode acompanhar o progresso do jogo, inclusive participar do mesmo, dando dicas com base no acompanhamento pela segunda tela. O aplicativo é uma forma de fixação do conteúdo, também contribuindo para a ampliação do mesmo.
O jogo pode ser um fechamento do conteúdo sobre o corpo humano, uma vez que os estudantes devem ter conhecimentos prévios sobre o assunto. Trata-se de uma atividade presencial, utilizando uma mesa multi touch, com 4 estudantes por grupo. A avaliação pode ser por meio dos acertos nos quiz propostos durante o jogo. |
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Faixa Etária
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5º ano - 11 anos.
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Tempo de uso para aprendizagem
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15 à 20 minutos.
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Créditos
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Acadêmicos(as):
Alessandra Ruediger (Pedagogia), Bruna Luana Kempner (Pedagogia), Guilherme Diegoli Neto (Ciência da Computação), Ronan Guimarães (Ciência da Computação), Sérgio Tomio (Ciência da Computação), Thais Fogaça Cavalheiro (Pedagogia) - Professores:
Mauricio Capobianco Lopes,
Dalton Solano dos Reis.Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. Universidade Regional da Blumenau. |
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