ALL JUMP KINECT - Pulando Obstáculos para Alfabetização


ALL JUMP é um jogo que tem como objetivo vivenciar a inclusão das deficiências de forma interativa através do kinect, possibilitando que as crianças compreendam as dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.





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Geral
Título
ALL JUMP KINECT - Pulando Obstáculos para Alfabetização
Idioma 
Português
Descrição
Vivenciar a inclusão das deficiências através de um jogo para kinect, possibilitando que as crianças compreendam as dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem algum tipo de deficiência e avaliando quanto o jogo proposto auxilia na alfabetização das crianças.
Palavras chave
Kinect, Inclusão, Alfabetização, Tecnologia.
Área de conhecimento
Educação - Pedagogia.

Dados Técnicos
Formato
Executável para Windows.
Localização
Requisitos
Computador com Windows e um kinect do Xbox 360 (primeira versão do kinect).
Observações para instalação
Não é necessário instalar o jogo. Ao baixar o jogo o mesmo estará compactado no formato .rar, por isso será necessário utilizar o winrar para descompactá-lo. Após descompactar basta acessar a pasta Jogo e abrir o arquivo Jump.exe.
OBS: Para rodar o projeto é necessário a instalação do SDK do Kinect versão 1.8. Link: https://download.microsoft.com/download/E/1/D/E1DEC243-0389-4A23-87BF-F47DE869FC1A/KinectSDK-v1.8-Setup.exe

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Jogo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Reconhecer pessoas com deficiência;
Refletir o contexto das dificuldades que pessoas com deficiência passam;
Ampliar a percepção da lateralidade (direita, esquerda, em cima, embaixo, frente e trás);
Reconhecer as letras;
Conhecer palavras do contexto das deficiências;
Contexto de utilização
O objeto de aprendizagem deve ser usado presencialmente, em sala de aula, sala de informática ou outro lugar em que tenha tomada e computador. A proposta do jogo é individual.
Faixa Etária
De 6 a 10 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
-

Créditos
Acadêmicos(as):
Amanda Kreusch (Pedagogia),
Evandro José Nuss Junior (Ciência da Computação),
Felipe Nogueira de Souza (Ciência da Computação),
Laila Aline Kreuzer (Pedagogia),
Mariane dos Santos (Pedagogia),
Thiago Getnerski (Ciência da Computação)

Professores(as): 
Dalton Solano dos Reis,
Mauricio Capobianco Lopes,
Viviane Clotilde da Silva.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau

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