GEOCIRC: A Mesa do Círculo e da Circunferência
Explanar visualmente conceitos de círculos e circunferência de forma lúdica para facilitar o entendimento prático dos elementos teóricos envolvidos com o tema.
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Geral
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Título
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GEOCIRC: A Mesa do Círculo e da Circunferência
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Explanar visualmente conceitos de círculos e circunferência de forma lúdica para facilitar o entendimento prático dos elementos teóricos envolvidos com o tema.
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Palavras chave
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Círculo, circunferência, mesa multitoque.
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Área de conhecimento
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Matemática.
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Dados Técnicos
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Formato
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HTML na interface do jogo e interface cadastral. Aplicativo Mobile para login do aluno e busca de dicas.
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Localização
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Requisitos
| É necessário que: - os servidores de banco de dados e Web estejam sendo executados na mesma rede; - o aluno possua um dispositivo mobile Android com o aplicativo GEOCIRC instalado; - o dispositivo mobile Android esteja na mesma rede que os servidores do GEOCIRC; - o aluno possua uma conta de e-mail no gmail para login; - o professor tenha cadastrado dicas, perguntas e jogos através da interface Web (validado apenas no navegador Google Chrome); - a interface de jogo seja executada via navegador em tela cheia em uma mesa multitoque. |
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Observações para instalação
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Aplicação Web:
É necessário que no computador em que será executada a aplicação Web esteja instalado o Node.JS e o Angular CLI. Além disso é necessário acesso à internet para instalar os módulos que a aplicação necessita. Após, via npm, é necessário realizar a instalação dos módulos de dependência. Para isso se faz necessário baixar os fontes da aplicação Web e executar o comando “npm install” via linha de comando na pasta dos fontes. Após a instalação é necessário alterar o apontamento para o servidor backend no arquivo \src\environments\environment.ts Após o comando “ng serve --host 0.0.0.0” deve disponibilizar a aplicação Web patra uso. Aplicação Mobile: Para geração do instalador do aplicativo mobile, é necessário que o computador que fará o processo possua instalado o Node.JS e Ionic, bem como acesso a internet para instalação de módulos necessários. Após baixar os fontes da aplicação mobile, deve-se navegar via prompt de comando até a pasta onde os arquivos foram baixados e executar o comando “npm install”, o que instalará os módulos de dependência necessários. O IP e porta do servidor e path de login e dica estão fixos no código do arquivo \src\pages\menu\menu.ts, os quais devem ser alterados para o IP e porta do server na mesma rede e para o path /api/Ilha e /api/DicaLog, respectivamente. Feito isto, é necessário executar o comando “ionic cordova build android” para geração do APK de instalação do aplicativo que é criado na pasta \platforms\android\build\outputs\apk\android-debug.apk. Servidor: Para a execução do servidor é necessário ter a IDE Visual Studio 2017 instalada, com as opções de pacotes para desenvolvimento Web. Para permitir acesso ao servidor via IP na mesma rede, é necessário alterar o arquivo “Server\.vs\config\applicationhost.config” na tag <sites>, procurando a tag <site> do site/servidor desenvolvido (observar o path de cada site) e na linha de <binding> onde está *:<porta>:localhost, alterar localhost para *. O servidor faz conexão com o banco de dados MySQL, para tanto faz-se necessário instalar a aplicação MySQL Workbench 6.3 CE e executar o script de criação das tabelas que está no diretório principal com nome “geocirc.sql”. Há um script de inserção dos dados iniciais para criação da base de dados populada pelos acadêmicos de matemática, que pode ser executado para ter perguntas, dicas e jogos cadastrados. O script para popular a base também está no diretório principal do projeto, com nome “popula_base_teste.sql”. Para o login do server com o banco, é necessário ajustar o usuário e senha do banco no arquivo fonte do server: “\Server\Server\Controllers\Constants.cs”. |
Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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Para uso deste OA é necessário que os alunos já tenham conhecimento prévio de: ponto, reta, segmento de reta, além de noções do conteúdo de círculo e circunferência.
Espera-se que ao final da atividade o aluno seja capaz de diferenciar círculo de circunferência, além de reconhecer centro, raio, diâmetro, arco e corda de uma circunferência. Espera-se ainda que o aluno seja capaz de calcular a área, perímetro, setor circular de um círculo, bem como o cálculo de área de uma coroa circular. |
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Contexto de utilização
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O OA pode ser utilizado presencialmente em sala de aula ou sala de informática onde seja possível disponibilizar uma mesa multitoque. Há ainda a necessidade do uso de smartphone, para obter informações disponibilizadas pelo OA.
O aluno será avaliado de acordo com suas respostas no OA. |
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Faixa Etária
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Alunos de 14 a 16 anos aproximadamente.
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Tempo de uso para aprendizagem
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Créditos
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Acadêmico(as):
Fernando Gavião Souza (Matemática), Gilberto Antonio da Silva (Matemática) Leonardo Leal Oliveira (Ciência da Computação), Matheus Losi (Ciência da Computação), Roberto Weege Junior (Ciência da Computação), Thiago Alberto Buzzi (Ciência da Computação)
Professores(as):
Dalton Solano dos Reis, Mauricio Capobianco Lopes, Viviane Clotilde da Silva. Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau. |
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