Kid’sRA: Realidade Aumentada em Jogos de Encaixe


Livro com jogo educativo para auxiliar os professores no conto de histórias infantis, criando assim uma representação dos elementos de destaque da história em realidade aumentada.



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Geral
Título
Kid’sRA: Realidade Aumentada em Jogos de Encaixe.
Idioma 
Português.
Descrição
Livro com jogo educativo para auxiliar os professores no conto de histórias infantis, criando assim uma representação dos elementos de destaque da história em realidade aumentada.
Palavras chave
Jogo,Realidade Aumentada. Mesa Multitoque. Contos Infantis. Literatura Infantil.
Área de conhecimento
Língua Portuguesa. Matemática.

Dados Técnicos
Formato
Arquivo executável.
Localização
Requisitos
Computador com um navegador web atualizado;
Mesa interativa;
Câmera.
Observações para instalação
Posicionar a câmera acima da mesa interativa, de modo que pela câmera seja possível visualizar toda a tela da mesa.
Conectar o computador a câmera.

Aspectos Educacionais
Tipo de Recurso de Aprendizagem
Conto infantil em forma de vídeo com imagens, áudio e texto. Desafio do conto em formato de jogo colaborativo.
Objetivos e Competências de Aprendizagem
Objetiva-se a interação com o conto infantil utilizando uma representação em realidade aumentada, onde os jogadores podem estimular o raciocínio lógico coletivamente ou individualmente. Durante essa interação o participante se depara com diversos desafios como a leitura da legenda, audição atenta da narração e desafiar-se a montar um quebra cabeça participativo.
Contexto de utilização
Por se tratar de um jogo que necessite de diversos recursos tecnológicos como mesa multitoque, webcam e monitor para interação com a realidade aumentada, os jogadores necessitam deslocar -se para uma sala informatizada com as tecnologias instaladas. Sendo assim, a interação com o jogo se dá presencialmente.
O aluno pode ser avaliado a partir de sua interação com o grande grupo e seus relatos de vivência.
Faixa Etária
A partir de 6 anos.
Tempo de uso para aprendizagem
-

Créditos
Acadêmico(as):
Fabíola Cristina Zoboli Brandl (Pedagogia),
Helena Isabel Bilk (Pedagogia),
Jennifer Cilene da Costa (Pedagogia),
Leandro Starke (Ciência da Computação),
Marcos Douglas Hoppe (Ciência da Computação),
Rita de Cassia Mafra Reinert (Pedagogia),
Wesley Ramirez Volkmann (Ciência da Computação)

Professores(as):  
Dalton Solano dos Reis,
Mauricio Capobianco Lopes,
Viviane Clotilde da Silva.

Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. 
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores. 
Universidade Regional da Blumenau

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