SandWaste: Aplicativo para ensino da coleta seletiva utilizando realidade aumentada com marcadores.
Contribuir com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança e incentivar a prática da coleta seletiva.
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Geral
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Título
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SandWaste: Aplicativo para ensino da coleta seletiva utilizando realidade aumentada com marcadores.
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Idioma
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Português.
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Descrição
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Contribuir com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança e incentivar a prática da coleta seletiva. A combinação de recursos tecnológicos com a temática busca aprimorar o interesse do aprendiz de forma prática e visual, tornando a aprendizagem mais significativa e, assim, inovando o contexto de aprendizagem dos estudantes.
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Palavras chave
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Coleta seletiva. Sustentabilidade. Tecnologia.
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Área de conhecimento
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Ciências.
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Dados Técnicos
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Formato
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Executável (.exe).
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Localização
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Requisitos
| Um computador com placa de vídeo e sistema operacional Windows, uma câmera, um projetor e um marcador impresso. | |
Observações para instalação
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Para iniciar o jogo é necessário iniciar o executável. Além disso, o computador precisa de uma câmera e um projetor instalados.
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Aspectos Educacionais
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Tipo de Recurso de Aprendizagem
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Jogo.
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Objetivos e Competências de Aprendizagem
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- Problematizar o conceito da coleta seletiva;
- Separar os diferentes resíduos; - Identificar as cores das latas que recebem cada tipo de resíduo e lixo; - Praticar a coleta seletiva; - Experimentar um recurso tecnológico: realidade aumentada com marcadores. |
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Contexto de utilização
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O OA deve ser utilizado em atividade presencial, contando com um computador, uma câmera e um marcador, e pode ser praticado em pequenos grupos, na sala de aula ou em qualquer outro espaço do qual seja possível montar o equipamento tecnológico.
A avaliação pode ocorrer por meio da participação e também a partir de um relato de experiência diante da proposta realizada com eles. |
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Faixa Etária
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7 a 8 anos de idade.
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Tempo de uso para aprendizagem
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-
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Créditos
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Acadêmico(as):
Bruna Aparecida de Almeida (Pedagogia), Diógenes Ademir Domingos (Ciência da Computação), João Alexandre Ruggiero (Ciência da Computação), Priscila Caroline Dalpiaz (Pedagogia), Rodrigo Heinzle (Ciência da Computação), Thaís Tafner (Pedagogia) Professores(as): Dalton Solano dos Reis, Mauricio Capobianco Lopes, Viviane Clotilde da Silva.
Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
Universidade Regional da Blumenau. |
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