O que é o LIFE





APRESENTAÇÃO
A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino tem sido cada vez mais discutida e a FURB precisa estar inserida e na vanguarda nesse processo, por ser uma instituição formadora de educadores. No entanto, o uso das tecnologias na educação tem muitas vezes se restringido ao uso de processadores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações multimídia, sem transformar efetivamente as práticas de ensino.
Um espaço disponível na FURB para a formação de professores com base em TDICs é o LIFE. O LIFE/FURB é um laboratório financiado com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por objetivo compartilhar espaços interdisciplinares de ensino aprendizagem com base em recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação, para a formação de professores. O LIFE/FURB é um espaço de articulação dos programas da CAPES relacionados à Educação Básica (PIBID, PARFOR, Prodocência, Obeduc, Novos Talentos, ...), uma vez que em sua concepção ele deve ser um espaço de articulação entre universidade e escolas. Ele conta com recursos antes inéditos nos espaços de ensino-aprendizagem da Universidade, tais como, mesa multitoque, drone, tablets, notebooks com tela de toque e óculos 3D e lousa digital. Além disso, seu layout é configurável de acordo com as necessidades de cada atividade que se realiza no laboratório.
O LIFE/FURB foi viabilizado pela CAPES com recursos na ordem de quase R$200.00,00. A contrapartida institucional da FURB foi a infraestrutura física para a execução do projeto e de pessoal responsáveis por executar ações diferenciadas em tecnologias digitais aplicadas à educação. Atualmente o LIFE/FURB funciona na sala G-206 com um espaço aproximado de 100m2. O laboratório segue alguns princípios básicos que pauta suas principais ações:
  • estudante como protagonista de seu processo de formação: no LIFE o processo educacional precisa estar centrado no estudante. Ele deve ser o agente de seu processo de formação e deve ser instigado a desenvolver sua autonomia;
  • aprendizagem colaborativa e em rede: no LIFE os estudantes devem ser estimulados a atuar em atividades cooperativas e colaborativas usando metodologias e recursos que favoreçam a aprendizagem com o outro;
  • interdisciplinaridade: o LIFE tem esta palavra em seu nome. A ação de docentes e estudantes no LIFE deve ser pautada no pensamento de encontro com outras áreas do conhecimento, buscando ampliar a visão sobre seu processo de formação e ampliar sua capacidade de resolução de problemas;
  • movimento: o espaço do LIFE foi pensado para ter seu layout configurável, com diversas possibilidades de ocupação do espaço pelos estudantes. As atividades executadas no LIFE devem tirar o estudante de uma postura passiva em seu processo de construção do conhecimento;
  • inovações metodológicas e pedagógicas: no LIFE os docentes precisam pensar e desenvolver práticas pedagógicas e metodológicas inovadoras que superem sua ação como um mero transmissor do conhecimento, garantindo a efetivação dos demais princípios;
  • uso de tecnologias móveis, sem fio e baseadas em toque: as tecnologias existentes no LIFE acompanham os demais princípios pois os equipamentos foram pensados para permitir mobilidade e flexibilidade. Além disso, propõe-se a desenvolver a interação com os dispositivos com base em toque para não depender de dispositivos auxiliares.

PRINCIPAIS AÇÕES:
Identificar e organizar formações
As abordagens contemporâneas sobre metodologias e práticas pedagógicas indicam a necessidade de colocar os estudantes como sujeitos ativos nos processos de ensino aprendizagem, trabalhando colaborativamente e em rede na discussão e produção de conteúdos. As TDICs surgem como facilitadoras nesse contexto ao oferecer possibilidades diversas na aplicação de metodologias inovadoras e na produção de conteúdos baseados em diferentes mídias. Este projeto propõe o mapeamento de temáticas relacionadas ao uso de tecnologias na educação e organização de formações para o corpo docente e discente, buscando promover o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras e incorporar efetivamente o uso das TDICS ao ensino para além de processadores de texto, planilhas e apresentações multimídia.
Manter acervo de objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos
Objetos de aprendizagem são produzidos e divulgados na rede diariamente. A proposta do projeto é criar e manter um acervo para facilitar o acesso da comunidade interna a novos conteúdos, aplicativos e ferramentas relacionadas às TEDICS. Ainda, a personalização de aplicativos, conteúdos e materiais didáticos tem sido crescente e o desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) tem se mostrado uma solução eficaz além de inovadora. Este projeto propõe a criação e manutenção de um acervo de práticas e metodologias pedagógicas em diferentes áreas que possam ser usadas nos diversos cursos da Universidade. Exemplos de objetos de aprendizagem envolvem animações, simulações, vídeos, mapas interativos, redes sociais, museus virtuais, mapas mentais, gamificação, ensino híbrido, entre outros.
Manter acervo de ferramentas e aplicativos (online, colaborativas, dispositivos móveis)
As ferramentas on-line de produção e socialização de conteúdos têm se popularizado por facilitar o compartilhamento das produções e o trabalho colaborativo. Também os dispositivos móveis oferecem aplicativos com potencial de ampliar as possibilidades didático-pedagógicas. A proposta do projeto é disponibilizar à comunidade interna um acervo de ferramentas e aplicativos que permitam a produção de novos conteúdos ou a utilização em sala de aula. Exemplos de ferramentas são softwares de apresentação, de produção de vídeos, livros eletrõnicos, realidade aumentada, fotos em 3D,
Manter portal sobre TEDICS
Manter a relação com a comunidade universitária é fundamental para o melhor aproveitamento do uso das TEDICs. O presente projeto propõe a criação e manutenção de um portal (que já está sendo desenvolvido no contexto do programa Prodocência) para divulgação de notícias, eventos, pesquisas, trabalhos acadêmicos, novas metodologias, novos objetos educacionais, entre outras informações, O objetivo é manter a comunidade interna e externa informada sobre as inovações relacionadas ao uso de Tecnologias na Educação na FURB e provocar mudanças e inovações no ensino e na formação docente. Também socializar as ações e produções da Universidade relacionadas ao uso de TEDICs (formações, eventos, desenvolvimento de aplicativos e objetos educacionais, pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias na educação, entre outros). Em uma ação de médio prazo o portal poderá possibilitar a formação online através de MOOCs (Massive Open On-Line Courses) e tutoriais.
Assessorar professores e estudantes na produção de conteúdos e na utilização de tecnologias para produção de trabalhos acadêmicos
Os conteúdos apresentados pelos professores bem como os trabalhos acadêmicos produzidos pelos estudantes baseiam-se, em sua grande maioria, em recursos básicos como processadores de texto e apresentações de slides. O presente projeto propõe assessorar ambos a aproveitar o potencial efetivo de uso das TDICs nos espaços educacionais, ampliando o repertório de possibilidades para a a produção de conteúdos relacionados ao uso de novas tecnologias na educação. Também deverá assessorar tanto professores como estudantes no uso de objetos educacionais, no aproveitamento adequado da estrutura disponível no LIFE/FURB ou em outros espaços da Universidade, na produção dos trabalhos acadêmicos e no fomento à inovação no ensino também através do corpo discente. Exemplos de recursos tecnológicos que ampliam as possibilidades de professores e estudantes são vídeo aulas, redes sociais, podcast, wikis, blogs, softwares de produção colaborativa na web, entre outros.

Assessorar professores em metodologias inovadoras
Discute-se atualmente como buscar novas metodologias que auxiliem o docente a manter a atenção da nova geração de estudantes que chegam à Universidade e que tem um perfil diferente, com alta habilidade no uso de tecnologias, conectados 24h por dia, que fazem uso constante de smartphones, tablets e internet. O docente detém a difícil tarefa de manter a atenção deste estudante e um nos caminhos apontados é a utilização de metodologias inovadoras, frequentemente relacionadas ao uso de TEDICS. O projeto traz a proposta de assessorar o corpo docente da Universidade, buscando oferecer formação e assessoria para inserção de novas metodologias na sala de aula, com vistas à qualificação do ensino, não apenas reproduzindo práticas existentes, mas incluindo as tecnologias de modo a inovar ou qualificar a prática pedagógica.
RESULTADOS ESPERADOS:
A equipe estruturada para operacionalizar este projeto deve trabalhar em um conjunto de metas e um cronograma para cada ação proposta. As metas e ações propostas deverão contemplar elementos quantitativos e qualitativos.
Os elementos quantitativos dizem respeito à quantidade de professores e estudantes atendidos, aos recursos e ferramentas disponíveis nos acervos propostos, ao número de acessos ao portal educacional, à quantidade de professores que incorporaram as metodologias propostas em seus espaços educacionais e ao número de novos projetos e espaços presenciais lançados na Universidade com ações de fomento interno e externo.
Os elementos qualitativos tratam da melhoria da qualidade dos cursos de graduação presencial da FURB, refletidas na satisfação do corpo docente e discente e no avanço dos seus indicadores de avaliação.
A implementação da presente proposta, ampla e desafiadora, busca modernizar a ação dos docentes da Universidade, preparando-os para lidar em um contexto contemporâneo onde os estudantes sejam sujeitos atores de seu projeto de formação, o que exige superar metodologias baseadas apenas na transmissão de conhecimento. Nesse contexto, mais do que ferramentas simples de edição de textos e apresentação de slides, as TDICs podem ser utilizadas para proporcionar atividades com base em diferentes mídias, em rede e colaborativas, que se aproximem mais da realidade dos estudantes que ingressam na FURB, geralmente hiperconectados em suas tecnologias nos espaços não escolares. Espera-se, finalmente, colocar a Universidade como uma referência no uso de metodologias inovadoras e TDICs nos espaços educacionais.

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